A sustentabilidade é uma preocupação crescente, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana em todos setores.
A Aleatory está implementando uma nova linha de produtos chamada ALEATORY ECO, onde visamos utilizar matérias-primas e processos de tingimento e acabamento sustentável afim de colaborarmos com o meio ambiente.
Buscamos algumas tecelagens que tem o propósito de contribuir com o meio ambiente de forma sustentável com opções de tecidos que utilizam fibras e fios responsáveis ou reciclados, seja na preocupação com processo produtivo dos tecidos e com os químicos aplicados durante a produção, visando reduzir os efeitos nocivos à natureza e à sociedade.
Alguns dos tecidos apresentados na linha ALEATORY ECO possuem no mínimo 25% da composição de matérias-primas sustentáveis como algodão BCI (Better Cotton Iniciative - processo produção algodão), Viscose Lenzing (viscose de reflorestamento), além de fios reciclados de poliéster (PET entre outros) e reaproveitados (mistura de sobras de fios gerando novo tecido).

Escolhemos empresas pioneiras no mercado de sustentabilidade que comercializam corantes, preparadores e auxiliares para acabamentos em produção têxtil, que utilizam técnicas e processos que levam como principal ingrediente insumos oriundos de outras atividades fabris que seriam descartados, como resíduos e restos, de casca de laranja, de sementes urucum, de semente e cascas de arroz, entre outros, sendo ecologicamente corretos e com um alto padrão de qualidade, em escala industrial.

As T-shirts básicas ALEATORY ECO foram tingidas com base em corantes naturais tais como: anileira, carmin, clorofila e cúrcuma, e foram lavadas com amaciantes a base de óleo de casca de laranja e de casca de arroz.
Os processos utilizados para formulação dos corantes e auxiliares geram produtos mais duráveis, sem grandes adições de químicos, retornando menos lixo e impacto ao meio ambiente.
As Bermudas ALEATORY ECO foram confeccionadas com tecidos provenientes de fios e fibras reciclados e sustentáveis como algodão BCI (Better Cotton Iniciative - processo produção algodão), Viscose Lenzing (viscose de reflorestamento), além de fios reciclados de poliéster (PET entre outros) e reaproveitados (mistura de sobras de fios gerando novo tecido).